SOBREVIVÊNCIA



R E D E  N.A.V.E.
PREPARAÇÃO

DICAS DE SOBREVIVÊNCIA

Diante das mudanças planetárias, climáticas e econômicas que já estamos sentindo, das catástrofes anunciadas, da confirmação pela ciência de profecias a muito faladas, queremos passar a todos, algumas dicas úteis de sobrevivência que viemos pesquisando e que podem ajudar muito num momento de crise ou caos. Prevenir sempre foi, é e será o melhor remédio, mesmo que nada aconteça.

● Primeiro, tente ficar calmo em qualquer situação, para que consciente possa tomar as melhores decisões. No desespero, não conseguirá se ajudar e nem aos seus e estabeleça as prioridades do momento.

● Saia dos grandes centros e também das cidades menores. Procure local seguro em lugares altos, acima de mil metros e planos, longe de rios, de pé de serras, de vales e de locais populosos. Evite as estradas de asfalto com rios que passem por elas, faça uma rota de fuga pelas vias vicinais, com pouco movimento. Mantenha sempre seu carro abastecido e se puder estoque combustível (mas com responsabilidade e segurança, para não causar nenhum acidente).

● Evite grutas e cavernas, estas poderão ser invadidas por água e animais em busca de abrigo e vocês ficarão expostos a gases e perigos da natureza. Se montarem abrigos subterrâneos, pensem na possibilidade de desabamentos e obstrução das saídas.

PREPARATIVOS FÍSICOS
RESIDÊNCIA INTERNA, MOBILIÁRIO e OBJETOS:
Reunir toda a família e amigos dentro de um só local e estipular regras de convívio e uso de mantimentos e água. Em grupo é mais fácil cuidar da segurança, desde que haja harmonia, união, consciência das dificuldades e espírito coletivo e muita calma.
● Facilitar a movimentação dentro de casa, retirando do caminho móveis baixos, como mesinhas, vasos, tapetes grossos, pequenos objetos de ponta, brinquedos etc.
● Retirar das prateleiras abertas, objetos de vidro, cerâmica, lustres etc., que se quebrados no escuro, podem causar ferimentos. Não deixar objetos como facas, tesouras, agulhas expostas e nem ao alcance de crianças.
● Trancar todas as portas e janelas, muito bem trancadas, tanto para evitar que alguém entre, como que alguém saia em momentos críticos.
● Retirar tudo que é perecível da geladeira, que venha a produzir mau cheiro (ex: carne congelada, a energia pode faltar).
● Isolar e proteger todas as entradas de ar o melhor possível.
● Ter reserva de medicamentos de uso contínuo e básicos e materiais para primeiros socorros.
● Ter estoque de alimentos e água pelo menos para uma semana (no caso dos grandes centros, para você ter tempo de pensar em soluções). No caso de já ter um local seguro para abrigar sua família, longe das cidades, estocar alimentos e água por pelo menos uns 6 meses.
● Ter dinheiro guardado em casa (os caixas eletrônicos podem não estar funcionando e ainda evitar o risco de ser assaltado).
● Evitar o uso de bebidas alcoólicas, que aumenta o consumo de oxigênio no sangue e ainda vai te deixar vulnerável. Você vai precisar estar centrado, consciente e calmo para tomar decisões.
● Desligar a rede elétrica,. mantenha o registro do gás sempre fechado
RESIDÊNCIA EXTERNA:
● Retirar do lado de fora da casa, objetos soltos que podem pela força dos ventos quebrar alguma janela; ex: galhos de arvore, vasos, latões de lixo etc.
● Proteger as janelas que possuem vidros frágeis para fins de segurança em todos os sentidos.
● Verificar se há algum fluxo de água da chuva para dentro do terreno ou da casa, no caso de chuva excessiva, evitando entupimentos com objetos e até a entrada de pequenos roedores ou insetos que estejam procurando abrigo.
● Reforçar a segurança das caixas de água, tampas, protegendo-as com plástico, impedindo a penetração de água ácida da chuva ou gases tóxicos. Proteger animais e plantas, providenciando um lugar próprio para eles. Lembrando que plantas consomem muito oxigênio.
● Feche também a rede de água, usando somente água que você possuir dentro de casa, protegida.
MATERIAL USADO PARA VEDAÇÃO:
● Muito Plástico Preto, fitas adesivas, panos úmidos.
● O uso do plástico preto serve para proteger a casa da visualização dos eventuais fenômenos externos e saques, ajudando a manter a serenidade para a oração e o recolhimento, no caso da realização da profecia “Os três dias de Trevas”.
● As frestas das janelas podem ser cobertas, tampadas com plástico e cobertas com fitas adesivas ou crepe.
 MATERIAL DE USO PRÁTICO:
● Pilhas e lanternas, velas, fósforo ou isqueiro, apito (para pedir socorro, caso fique preso), garrafas térmicas com chá, café, ou outro.                  
● Não acender o fogão para fazer comida, evitando o consumo de oxigênio e exalar o odor pela vizinhança chamando a atenção.
● Você terá que estar o mais invisível possível, por questões de segurança.
● Sacos Plásticos. O saco plástico terá diversas finalidades. Na proteção de alimentos, na proteção de emergência da casa, proteger verduras e a água estocada e etc..
 ESTOQUE DE MATERIAIS:
● Botijão de gás, isqueiros, velas, fósforos, álcool, canivetes, facões, lamparinas, combustível para elas, botas de impermeáveis, capas de chuva, guarda chuvas, maleta com ferramentas, fitas adesivas e crepe, cordas, plásticos e etc.
ALIMENTOS:
● Alimentos de consumo prático: - arroz integral semi cozido temperado e frito, castanhas, nozes, bananas e frutas desidratadas e ou cristalizadas, biscoitos, mel, aveia, chocolates, leite em pó, granola, barras de cerais, alguns tipos de enlatados, e etc. Grãos podem ser armazenados em garrafas Pet, limpas, secas e cheias até na tampa. A garrafa Pet, mantém a durabilidade dos grãos bem acima do prazo das embalagens.
● Muita água, que podem ser armazenadas em garrafas Pet limpas.
● Material de higiene: Papel Higiênico, sabonetes, pasta dental, desodorantes, cremes hidratantes, repelentes contra insetos e etc.
● Medicamentos de uso contínuo, os básicos incluindo alguns para intoxicação, diarréia, calmantes para idosos, antibióticos, antialérgicos, curativos práticos, pomadas: para queimaduras, para picadas de insetos e ou machucados, lenços umedecidos, máscaras, lenços para improvisar máscaras em caso de gases ou poeiras etc.
● Kit de primeiros socorros.
CUIDADOS BÁSICOS COM AS PESSOAS:
 No Japão, fazem treinos constantes nas escolas, nos prédios para prevenção de terremotos. Sugerimos um treino familiar, como brincadeira, com as crianças.
A verdade é que não sabemos o grau de distúrbios: frio, calor, tremores, enchentes, nem sua intensidade.
Sugerimos apenas os seguintes cuidados, após se tornar público estes fatos:
Por cima da roupa, a que ficar exposta, não seja de lã ou flanela. Estes tecidos acumulam eletricidade. Você ficará dando choque nas outras pessoas que tocar.
Sugerimos, como todos já viram em filmes, caso ocorra a presença de gases tóxicos (amônia), cujos indícios de presença é constatado com tosses, falta de ar, dificuldade de respiração, olhos irritados, seja sanado com uso de panos úmidos sobre todo o rosto, que servirá como máscara, usando-a o tempo que for necessário. Tomar leite. Evitar coçar a pele. Usar pano úmido.
UTILIDADES DE UMA "ROUPA PLÁSTICA”:
● Todo mundo sabe que no frio não é a quantidade de roupa que aquece. Ex: colocar jornal debaixo da roupa aquece mais que um cobertor, porque o jornal cria uma camada de ar. Se tornando público estes eventos, recomendamos, "Embrulhar" as crianças com plástico e prender com fita crepe evitando a perda de calor, protegendo a pele e porque se sabe que apenas o rosto ficará exposto e será de mais fácil proteção.
ZONA RURAL:
● Quem estiver na zona rural, deve proteger as sementes, brotos, por causa da chuva intensa e ácida. Verificar calhas, telhados, portas, buracos etc., unir as pessoas num só local de abrigo, manter esse local com suprimentos alimentícios, bastante água, agasalhos e tudo que já citamos acima.
SEGURANÇA:
● Em caso de terremoto: o melhor local é se deitar no chão em posição fetal ao lado de um móvel mais alto e ter um apito, para poder chamar a atenção do socorro. Nunca fique debaixo de vigas e das portas.
● Em caso de gases tóxicos: o melhor local é ficar sobre as camas e poltronas, pois os gases mais pesados ficam no chão e os mais leves sobem para o teto. Cubram o corpo e use lenços úmidos sobre o rosto como proteção.
● Montem equipes de vigias para o local onde se encontram.
● Sistema de Comunicação via rádio. Todos os grupos sobreviventes devem operar na mesma freqüência:
Para contatos em 2 m: 144.200 MHz USB.
Para contatos em 6m: 50.110,00 MHz USB

KIT FUGA:
(Caso você precise deixar o local onde está)
Deixe preparado uma bolsa ou mochila com os itens a seguir, caso você tenha que sair de onde está rapidamente, com os itens abaixo:
MATERIAIS:
- Lanterna Led
- Canivete (múltiplo uso)
- Isqueiro/fósforo/ vela
- Cantil com água, caneca de alumínio
- Faca, colher, garfo.
- Facão
- Barraca individual com proteção contra umidade
- Colchão inflável ou saco de dormir
- Apito
- Sacos plásticos, pedaço de corda, pedaço de barbante, agulha e linha, panos etc.

● PRIMEIROS SOCORROS:
Gase, atadura, esparadrapo, tesourinha, água oxigenada 10 volumes
algodão, curativos (bandaid) medicamentos: antibiótico, diclofenaco, paracetamol, dipirona, antidiarréico, seringa, pomadas: para queimaduras, para picadas de insetos e ou machucados.

●VESTUÁRIO:
- Casaco
- Uma muda de roupa completa
- Manta
- Toalha banho
- Capa de chuva
- Botas impermeáveis/meias
- Chapéu/touca para a noite.
- Guarda chuva

● HIGIÊNE:
- Papel higiênico, sabonete, escova e pasta de dentes, pente, barra de sabão, repelente, creme hidratante, shampoo, lenços umedecidos, e etc.

ALIMENTOS:
 Barras de chocolate, de cereais, sopas e macarrão instantâneo, enlatados, castanhas, nozes, água, biscoitos, frutas cristalizadas ou desidratadas, alimentos para bebê (tipo sopinhas) industrializados e etc.

● SUGESTÃO DE ALIMENTOS: para carregar no kit fuga, enviado por uma nutricionista:

Em ordem de importância:
1. Frutas desidratadas diversas: damasco, figo, ameixa, passas, banana, abacaxi (Justificativa: Carboidrato e micronutrientes)
2. Nozes, castanha de caju, castanha do Pará e semente de girassol (Justificativa: Gordura de qualidade e micronutrientes) *amendoim não porque é provável que tenha Aflatoxinas
3. Leite em pó suplementado (Justificativa: Proteína – suplementado com micronutrientes por precaução)
4. Açúcar mascavo orgânico (Justificativa: Carboidratos e alguns micronutrientes)
5. Caseinato de cálcio, Whey protein ou albumina (Justificativa: Proteína)
É uma lista bem simples, mas acredito que é possível sobreviver um bom tempo com uma certa quantidade desses alimentos. Talvez seja necessário um suplemento de ferro ( sulfato ferroso por exemplo ) para evitar anemia já que o cálcio contido no leite diminui a absorção do ferro que é adicionado na suplementação deste tipo de produto.


KIT SOBREVIVÊNCIA EM GRANDES CENTROS:

● Esse Kit foi calculado para uma semana, para você ter tempo para pensar em soluções e não ser pego totalmente desprevenido.

Cenário após uma possível catástrofe natural...
-Você não tem água
-Você não tem energia elétrica
-Você não tem telecomunicações
-Você não tem alimentos

● O que você deve ter em casa/trabalho/escritório:
- Água: 5 litros por pessoa para beber, 5 litros por pessoa para preparar alimentos, 5 litros por pessoa para necessidades de higiene.

- Comida: enlatada, barras de cereal, barras de proteína, qualquer alimento empacotado c/ prazo de validade alto e os já citados acima.

- Iluminação: lanternas, pilhas, velas, fósforos, isqueiro

- Higiene: papel higiênico, lenços umedecidos, sabonete, shampoo, escova e pasta de dentes, repelente, creme hidratante etc.

- Kit de primeiros socorros (ver acima)

- Caixa de ferramentas

- Roupas limpas verão/inverno, capa de chuva, guarda chuva, botas impermeáveis, toalhas, panos.

- Dinheiro vivo, no mínimo R$300,00 p/pessoa (os caixas eletrônicos não vão funcionar).

Essas são algumas dicas que conseguimos pesquisar, mas que já dão uma base para as pessoas irem se preparando.


Rede N.A.V.E.





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDITORIAL MÊS DE OUTUBRO DE 2011

                      
Nessa edição, vamos falar um pouco sobre como sobreviver em momentos de crise ou caos. Desenvolvam um plano de preparação da sua família em sua casa.Tenha um kit de emergência disponível.
Temos certeza, que todos nós aqui no Brasil, não estamos preparados para enfrentar terremotos e outros eventos caóticos, mas é bom se preparar e ter um kit de alimentação de emergência em sua casa.
Pense em um plano de comunicação para a família. Onde irão se encontrar caso ocorra uma emergência, se estiverem espalhados pela  cidade? O que vão fazer? Será que vão falar uns aos outros pelo celular? Basta pensar sobre essas coisas. Se você tem animais de estimação, pense em um plano de preparação para eles.
Como vocês vão se certificar de que estão tomando todos os cuidados quando vocês estiverem divididos por todos os lugares?
E então se você tem familiares que têm necessidades especiais, precisa de uma preparação com necessidades especiais. O recurso mais importante para nós, para concluir com êxito a nossa missão, é o nosso povo, nossas famílias, principalmente, e precisam de cuidados, para que possam vir trabalhar e se sentir bem sabendo que caso surja uma emergência, as nossas famílias vão ser atendidas.
Então, gostaríamos de sugerir; Reúna-se com sua família, pense no que vocês fariam em uma situação de emergência.
Saiba o que você vai fazer, saiba o que você quer, saiba o que você s sua família devem fazer caso surja uma emergência. Não se trata de estar preparado para uma "catástrofe", mas de eventos muito fáceis de acontecer e que muita gente nunca experimentou! Por exemplo: dormir na rua; passar frio sem colchão, sem cobertor e sem travesseiro; ficar sem tomar banho; ficar sem água pra beber, ou sem comer ou aprender a fazer um fogo. O ser humano se acostumou a ter coisas fáceis e cômodas. É preciso aprender o desapego: sair de casa sem olhar pra trás! Não é ruim! Se estiver com a perspectiva adequada, será uma sensação de liberdade. A mente quer ser livre, mas o cérebro quer conforto! Estude mapas de saída de onde você está. Tenha algumas ferramentas básicas no porta malas. Na hora do caos todos querem sair pelo mesmo buraco. Mantenha o tanque do carro sempre cheio. Nada de pânico, apenas tenha um plano B e “acima de tudo, esteja preparado”.
Fonte: Texto anônimo recebido e adaptado para o Editorial
Os Navegantes/Editores







Nenhum comentário: